Zona 2670701 a 2911300, do genoma de uma estirpe da bactéria "Legionella pneumophila"

Somos um grupo de alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica da Universidade do Minho, ao qual foi proposto fazer um trabalho sobre uma estirpe da bactéria "Legionella", no âmbito da disciplina de Bioinformática.

 

Catalina Almeida a68369
Helena Raquel a68371
Marta Serapicos a68397

 

Alinhamento múltiplo e filogenia

    Numa útlima fase de análise sobre os genes, destacam-se os que não tém função indefinida e para tal, procede-se a uma análise filogenética entre este conjunto de genes com função desconhecida e um conjunto de genes com função bem definida através das análises anteriormente efectuadas. Salienta-se que o conjunto de genes com função bem definida que utilizou-se foram os obtidos pela base de dados Swiss Prot, uma vez que esta base de dados permitiu obter informação mais fidedigna e esclarecedora à cerca das especificidades dos genes em estudo e assim comparar filogeneticamente com os genes de função desconhecida.

    Para a realização deste trabalho utilizou-se o software MEGA e obteve-se a árvore filogenética com cada gene de função desconhecida. Obviamente que quanto maior a proximidade filogenética maior a probabilidade de os genes em questão partilharem a mesma função.

    No software MEGA foram utilizados tanto para os genes de função conhecida, como para os genes de função desconhecida a versão FASTA recolhida através da base de dados do NCBI.

    Analisamos 5 genes com função desconhecida uma vez que eram muitos os genes de função desconhecida, mais propriamente na ordem dos 82 genes. Claramente, os outros genes que não estão aqui constatados, ao serem analisados filogeneticamente seguiriam o mesmo conceito que a análise feita. Os 5 genes analisados com função desconhecida são os assinalados com cor preta na tabela obtida nas alterações obtidas do mapeamento inicial, após a análise mais profunda.

    Mais uma vez, constata-se que a zona genómica que o nosso grupo ficou encarregue de analisar possui muitos conjuntos de genes não caracterizados à cerca das suas especificidades.

 
  • lpg2367

                                                   
 

Proteína(s) com semelhança(s) evolutiva(s): UPF0758_protein e proteína sidD
Provável(veis) função(ões) associadas à desconhecida (respectivamente): processamento de DNA e RNA(reparação, replicação, transcrição, degradação e modificação) e produção de toxinas ou outras funções patogénicas

 
  • lpg2370

 

Proteína(s) com semelhança(s) evolutiva(s): katG1
Provável(veis) função(ões) associadas à desconhecida (respectivamente): metabólica

 
  • lpg 2371

                                                   
 

Proteína(s) com semelhança(s) evolutiva(s): dut
Provável(veis) função(ões) associadas à desconhecida (respectivamente): metabólica

 
  • lpg 2372

                                                    
 
 

Proteína(s) com semelhança(s) evolutiva(s): Non-canonical purineNTP pyrophosphatase
Provável(veis) função(ões) associadas à desconhecida (respectivamente): metabólica

 
  • lpg2373

                                                     
 
Proteína(s) com semelhança(s) evolutiva(s): sidD
Provável(veis) função(ões) associadas à desconhecida (respectivamente): produção de toxinas ou outras funções patogénicas