Zona 2670701 a 2911300, do genoma de uma estirpe da bactéria "Legionella pneumophila"

    Somos um grupo de alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica da Universidade do Minho, ao qual foi proposto fazer um trabalho sobre uma estirpe da bactéria "Legionella", no âmbito da disciplina de Bioinformática.

 

Elementos constituintes do grupo:

  • Catalina Almeida A68369
  • Helena Raquel A68371
  • Marta Serapicos A68397

 

Curiosidades

    Rede Metabólica da Legionella

    Uma via metabólica é uma série de reações químicas onde uma reação fornece o substrato da reação seguinte, sendo a reação seguinte dependente da anterior e em cada via deve haver no mínimo uma reação irreversível, se não houver essa etapa irreversível a via é considerada um ciclo fútil onde só há dissipação de energia. Em cada via, um composto químico é modificado por reações químicas. Estas reações são aceleradas por enzimas.

O metabolismo é a modificação passo a passo da molécula inicial, com vista a modificá-la até um outro produto. O resultado pode ser utilizado de diversas formas:

  • Armazenando na célula
  • Uso imediato, como produto metabólico
  • Dar início a outra via metabólica

    As vias metabólica podem ser em cíclicas,quando os produtos são consumidos na própria via e o produto final é o próprio substrato inicial, ou linear, possui um substrato inicial e um produto final diferentes, com produtos e substratos que podem ser utilizados em outras reações. E podem ser divididas quanto sua função em catabólicas (transforma um substrato em um produto por meio de degradação de moléculas,geralmente liberando mais energia do que consumindo) anabólicas (tem como objetivo a síntese de várias biomoléculas, geralmente consumindo mais energia do que liberando) e anfipáticas (funcionam tanto na degradação quanto na síntese das moléculas.

    Através da plataforma PATRIC, fornecida pelo docente, encontrou-se a rede metabólica global da Legionella, que se segue na imagem abaixo.